21/11/2017 RS tem final de semana mais violento dos últimos três mesesphoto

Dezoito pessoas foram vítimas da violência desde sexta no Estado


Dezoito pessoas foram assassinadas no Rio Grande do Sul neste final de semana. O número compõe um balanço feito pelos veículos do Grupo RBS, que leva em conta o intervalo de meio-dia de sexta-feira (17) até o mesmo horário da segunda-feira (20). 
Há quase três meses o Estado não tinha um final de semana com número tão alto de mortes. A última vez foi dos dias 25 a 28 de agosto, quando 20 pessoas foram vítimas de homicídio. 

No atual período, o Interior registrou o maior número de casos. Oito pessoas foram assassinadas. Na noite de domingo, em uma praça no centro de Portão, no Vale do Sinos, Marcos Miguel Rocha, 35 anos, foi morto a tiros por dois motociclistas. A Brigada Militar diz que o ataque também feriu uma adolescente de 15 anos por bala perdida. Os policiais afirmam que ela não corre risco de vida. 

Chama a atenção também o número de crimes na serra gaúcha. Em Farroupilha, no sábado, um churrasco terminou com a morte de dois homens. Preso, o suspeito do crime era colega das vítimas e teria se irritado com o furto de um celular. Houve ainda assassinatos em Bento Gonçalves e Canela. 

Na Região Metropolitana, cinco pessoas foram mortas. O caso mais recente foi registrado em Viamão. Um motociclista foi encontrado caído na Rua Guarani das Missões, no bairro Augusta. A Brigada Militar afirma que ele foi assassinado. Há marcas de tiros na barriga da vítima, identificada como Carlos Alexandre Weber, 30 anos. Os suspeitos não foram vistos. Houve também dois assassinatos em Alvorada e dois em Gravataí. 

Em Porto Alegre, três pessoas foram assassinadas. Duas delas são mulheres, mortas em uma casa do bairro Ipanema, na zona sul, na noite de sexta. A Polícia Civil aponta que o alvo era o filho de uma delas. No domingo, um homem, ainda não identificado, foi localizado com marcas de tiros no bairro Sarandi, na zona norte. 

No Litoral Norte, Bruno Lucas Cardoso  foi executado a tiros na noite de sexta-feira em Capão da Canoa. Horas depois, na madrugada de sábado, outro assassinato foi registrado na região, desta vez em Torres. A vítima foi identificada como Sergio Procópio dos Santos. 

Caso a caso dos homicídios no RS

Viamão - Um motociclista foi assassinado a tiros no bairro Augusta, em Viamão. O corpo dele foi encontrado por volta das 6h desta segunda-feira por motoristas que passavam pela Rua Guarani das Missões. Carlos Alexandre Weber, 30 anos, foi encontrado caído ao lado da moto. A suspeita da polícia é de que ele tentou sair de perto dos assassinos, mas no meio da fuga não resistiu aos ferimentos.  

Portão - Marcos Miguel Rocha, 35 anos, foi morto a tiros por dois motociclistas na noite de domingo, em uma praça no centro de Portão, no Vale do Sinos. A Brigada Militar diz que o ataque também feriu uma adolescente de 15 anos por bala perdida. Os policiais afirmam que ela não corre risco de vida. 

Bento Gonçalves - José Martins de Souza, 52 anos, foi morto a tiros na noite deste domingo, em Bento Gonçalves. Ele estava caído às margens da BR-470. Foi encontrado por volta das 22h.

Santa Maria - Um adolescente de 16 anos foi morto a tiros na Vila Lorenzi, em Santa Maria. O caso aconteceu por volta das 22h50min. Conforme a Brigada Militar, a vítima estava sentada, em uma esquina, com outras quatro pessoas, quando duas pessoas em uma moto passaram pelo grupo e começaram a atirar. Ele foi atingido por quatro tiros, no braço, na perna e nas costas. 

Santa Maria -  Por volta de 22h20min, um homem de 37 anos foi morto por disparos de arma de fogo em Santa Maria. André Teotonio Leal foi encontrado por moradores, caído em uma rua do bairro São José. A vítima, que levou três tiros, foi socorrida pelo Samu e chegou a ser encaminhada para o bloco cirúrgico do Hospital Universitário de Santa Maria, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada desta segunda-feira.

Gravataí - Uma mulher foi morta a facadas pelo companheiro na tarde deste domingo. O homem foi preso dentro da casa da família pela Guarda Municipal.

Farroupilha - Um homem foi preso por matar duas pessoas no interior de Farroupilha, na Serra Gaúcha, na madrugada de domingo. Conforme informações da Brigada Militar, o autor do crime teria suspeitado que uma das vítimas seria o responsável pelo sumiço do seu celular durante um churrasco. As vítimas são Odair José Motta de Souza, 36 anos, e Carlos Eduardo Fonseca, 19 anos.

Porto Alegre - O corpo de um homem foi encontrado na Rua Sarandi, no bairro Sarandi, na noite de sábado. O cadáver foi localizado pelo SAMU.

Canela - Um homem matou o seu padrasto com um golpe de machado na noite de sábado em Canela, na serra gaúcha. O crime ocorreu por volta das 20h30min, no bairro Santa Marta.

Alvorada - Dois homens foram executados e outros dois foram baleados no bairro Nova Americana, em Alvorada, na madrugada deste sábado. De acordo com o delegado Edimar Machado, os criminosos passaram de carro e atiraram contra o grupo. Miqueias Silva e Juliano Oliveira Ribeiro morreram no local. 

Passo Fundo - Um homem foi morto a facadas em Passo Fundo, no norte do Estado, no começo da manhã deste sábado. Conforme a Brigada Militar, a companheira da vítima é a principal suspeita.

Torres - Um homem foi morto a tiros na madrugada deste sábado em Torres, no Litoral Norte. Segundo a Brigada Militar, Sergio Procópio dos Santos, que não teve a idade confirmada, foi encontrado dentro de um apartamento na Avenida Beira-Mar. 

Porto Alegre - Duas mulheres foram mortas a tiros na madrugada deste sábado, por volta de 0h40min, na Avenida Tramandaí, no bairro Ipanema, na zona sul de Porto Alegre. Conforme informações da Brigada Militar, criminosos invadiram a residência das vítimas e efetuaram diversos tiros. Elas morreram no local e foram identificadas como Sirlei Rodrigues de Freitas, de 67 anos e Lúcia Rodrigues vargas, de 44 anos.

Capão da Canoa - Um homem foi executado a tiros na noite desta sexta-feira em Capão da Canoa, no Litoral Norte. Segundo a Brigada Militar, Bruno Lucas Cardoso estava na rua Honduras quando foi atingido por disparos de arma de fogo. O crime ocorreu às 21h. 

Gravataí - Um homem foi morto na Rua Sucupira, bairro São Jerônimo, em Gravataí, às 17h45min desta sexta-feira. Conforme o titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Gravataí, Felipe Borba, o gari foi identificado como Luis Felipe da Luz Carvalho, 23 anos, sem antecedentes criminais.

Texto: GauchaZH

Foto: Ronaldo Bernardi

Postada por Carlos Matsubara