26/06/2017 Sinpol realiza audiência com o MP em busca de solução para a superlotação das carceragens em delegaciasphoto

A Diretoria do Sinpol-RS reuniu-se, nesta segunda-feira (26/06), com o promotor Márcio Bressani, da Subprocuradori...

A Diretoria do Sinpol-RS reuniu-se, nesta segunda-feira (26/06), com o promotor Márcio Bressani, da Subprocuradoria Institucional de Justiça do Ministério Público do RS. O tema do encontro foi a superlotação das carceragens das DPPAs do Estado. O presidente da entidade sindical, Emerson Ayres, lembrou que o Sinpol representa todos os cargos da categoria e sustentou sua preocupação com o presente caos das delegacias. "Se nada for feito, o Estado viverá uma tragédia", afirmou Ayres.

O presidente relatou caso de Delegacia de Polícia onde vários servidores encontram-se em licença médica devido a problemas decorrentes da exposição ao estresse com as carceragens que, em alguns casos, permanecem com apenas um policial para controle de presos no xadrez.

A preocupação não apenas com o bem estar dos policiais, mas da população que busca atendimento nas delegacias mobiliza o Sinpol. A intenção é que as instituições trabalhem em conjunto na busca de soluções para o problema. Para tanto, já realizou reuniões semelhantes com o Chefe da Polícia Civil, Emerson Wendt, e com o Secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

O promotor reconheceu o retrocesso na questão do aprisionamento em delegacias e afirmou que o tema exige a confluência de esforços dos mais variados órgãos. Segundo Bressani, a intenção é tratar o tema da Segurança Pública de forma global.

Por fim, na oportunidade foram realizados o desenvolvimento de outros temas de interesse institucional para a segurança da sociedade gaúcha e da categoria. 

Postada por Carlos Matsubara