28/01/2015 Jacini inicia aproximação com entidades de classe da Segurança Públicaphoto

O secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, vem recebendo representantes de associaç&o...

O secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, vem recebendo representantes de associações e sindicatos, com o intuito de estabelecer a aproximação entre a Secretaria da Segurança Pública e os servidores. Nesta terça-feira (27), o secretário esteve reunido com diretores de cinco entidades, realizando o primeiro contato e ouvindo as reivindicações das categorias.

Para ele, o trabalho desenvolvido pelas instituições representativas é de suma importância na luta pelos direitos dos profissionais e pelo aperfeiçoamento das práticas das forças policiais. “São núcleos formados, em sua grande maioria, por pessoas experientes. Servidores com carreiras consolidadas, que se dedicam à defesa de sua categoria”, afirmou.

A primeira entidade a se reunir com o secretário foi o Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Sul (Sinpol-RS), na última sexta-feira (23). Outro sindicato ligado a Polícia Civil, a UGEIRM – Sindicato dos Inspetores, Escrivães e Investigadores de Polícia-RS, foi recebida na manhã desta terça-feira. Ainda pela manhã, Jacini conversou com os diretores da Associação dos Comissários de Polícia do Rio Grande do Sul (ACP-RS).

A parte da tarde foi dedicada a uma série de reuniões com as entidades ligadas à Brigada Militar. No primeiro encontro, o secretário se reuniu com a diretoria da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho da Brigada Militar (ABAMF). Em seguida, recebeu a diretoria da Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM). A situação das Guardas e Secretarias Municipais de Segurança também foi debatida na reunião ocorrida com a Associação dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Em todas as reuniões Wantuir Jacini ressaltou a intenção de trabalhar em harmonia com os sindicatos e associações, garantindo que as portas da SSP estão abertas e que o diálogo ocorrerá de forma direta e constante. “Fui fundador da associação que congrega os agentes da Polícia Federal no Mato Grosso do Sul e participei da estruturação do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal no Rio de Janeiro. Sei o quanto este processo foi benéfico para a instituição e seus servidores”, lembrou.

Nas próximas semanas ocorrerão encontros com entidades ligadas ao Instituto Geral de Perícias (IGP) e à Superintendência dos Serviços Penitenciários, concluindo, desta forma, a primeira etapa do diálogo com os representantes dos servidores da Segurança no Estado.

Acesse a galeria completa de imagens no Flickr da SSP/RS.

Texto: Claiton Silva/SSP
Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Fonte: SSP

Postada por Carlos Matsubara